Destaques
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Tô preocupado com aquela antena de internet gigante no quintal do Luiz... será que isso me afeta?
Tava eu quetinho no meu lugar, tomando aquele café da manhã com pão quentinho quando vi uma movimentação diferente no quintal do Luiz, meu vizinho da rua de trás. Rapaz do céu, olha isso... um caminhão enorme chegou e começaram a descarregar uma antena de internet daquelas gigantes! O tipo de equipamento que a gente geralmente só vê em prédios comerciais ou em torres específicas.
Confesso que na hora senti um frio na barriga. Não sou vidente mas eu sei que muita gente tem medo dessas antenas de internet. Já comecei errado pensando: "Isso vai emitir radiação pra todo lado? Vou precisar me mudar? Meu cachorro Zeno vai ficar doente?"
Sabe aquele momento que você fica com mil perguntas na cabeça? Foi exatamente o que aconteceu comigo. Me deu um estalo na hora e resolvi pesquisar sobre o assunto em vez de ficar sofrendo por antecipação ou espalhando informações que eu nem sabia se eram verdadeiras.
Antenas de internet no quintal dos outros: razão pra preocupação?
Putz grila, essa história tem causado muito debate. Vou compartilhar o que descobri sobre antenas de internet e a tal radiação eletromagnética que tanto assusta a galera.
Primeiro, vamos entender que essas antenas realmente emitem radiação eletromagnética - isso é fato. Mas caracas! A palavra "radiação" sozinha já assusta muita gente, né? Tá louco meu, isso é bem diferente da radiação nuclear que todo mundo conhece dos filmes de desastre.
A radiação das antenas de internet é não-ionizante. Isso significa que ela não tem energia suficiente pra alterar células ou DNA, diferente da radiação ionizante (tipo raios-X). Não sei não, mas... todos os aparelhos eletrônicos que usamos diariamente emitem algum tipo de radiação eletromagnética - seu micro-ondas, roteador Wi-Fi, celular, tudo!
Minha experiência real com o vizinho Luiz e a mega antena
Não acredito que tô contando isso, mas depois de ver a instalação, fiquei tão preocupado que fui bater na porta do Luiz. Eu juro que tentei evitar, mas a curiosidade e o medo falaram mais alto.
"E aí, Luiz, que parada doida essa antena, hein?"
O Luiz, que sempre foi gente boa, me explicou que a antena era parte de uma estação de repetição de uma empresa de internet local. Ele tinha alugado um espaço do quintal dele pra empresa e ia receber uma grana boa por isso. Fiquei tipo: Como assim? Isso é possível?
Ele também me mostrou todos os documentos e licenças que a empresa precisou conseguir antes da instalação, incluindo estudos que provam que a antena opera dentro dos limites seguros de exposição estabelecidos pelos órgãos reguladores.
O que a ciência diz sobre essas antenas? Tá tranquilo ou tá tenso?
Melhor que isso não dá mesmo: conversando com minha amiga Sheila da faculdade, que é engenheira de telecomunicações, aprendi muito sobre o assunto. Maneiro isso! Ela me explicou que:
- As antenas de internet seguem regulamentos rígidos sobre os níveis de radiação permitidos
- A intensidade da radiação diminui drasticamente com a distância da fonte
- Apesar de muitas pesquisas, não há evidências científicas conclusivas que relacionem antenas de internet com problemas de saúde como câncer
Eu pensei demais sobre isso, então agora tenho uma visão mais equilibrada. Cada louco com sua mania, né, mas tá faltando informação adequada sobre o tema.
Doideira pra caramba, mas quais são as precauções sensatas?
Se você também está com uma antena de internet instalada na sua vizinhança, aqui vai o que eu aprendi que pode ajudar:
A distância é sua amiga! A força da radiação cai significativamente quanto mais longe você está da fonte. Se a antena está no quintal do vizinho, a radiação que chega na sua casa já é mínima.
Não precisa se mudar ou entrar em pânico. A quantidade de radiação que você recebe do seu celular encostado na sua orelha é muito maior do que a de uma antena a vários metros de distância.
Converse com seus vizinhos. Eu fiquei de cara, de verdade, quando vi como o Luiz foi transparente comigo. Ele tinha todos os documentos e até me mostrou as medições de radiação que a empresa fez.
Me deu um branco total quando percebi que estava preocupado com a antena do vizinho enquanto andava com meu celular no bolso o dia todo!
Vamo ser sinceros: os benefícios também existem
Posso tá falando besteira, mas isso também trouxe coisas boas pro bairro. Quando encontrei o Erimar, dono do mercadinho Linhares perto do metrô, ele comentou como a internet dele ficou muito mais rápida depois da instalação da antena.
A Euclidiana, filha da falecida Zezinha do queijo, que trabalha home office, também comentou que agora consegue fazer suas reuniões sem travar. Isso tem nome: progresso! E olha que interessante, o Luiz negociou com a empresa para que oferecessem um desconto nas assinaturas de internet para os moradores mais próximos.
Sim ou não: devemos nos preocupar?
Se fosse contado, ninguém acreditava, mas depois dessa jornada toda, minha preocupação diminuiu bastante. Tô rindo de nervoso quando lembro do meu desespero inicial!
Tá louco meu, isso é bem diferente do que eu imaginava. As evidências científicas disponíveis não mostram motivos para pânico, e as regulamentações existem justamente para garantir que as instalações sejam seguras.
Mas também não sou ingênuo. Só aqui no Brasil mesmo que acontece tanta desinformação sobre esses assuntos. Acho importante que as empresas de telecomunicações sejam transparentes e sigam todos os protocolos de segurança.
Não sei explicar, só sentir, mas hoje me sinto muito mais tranquilo em relação à antena no quintal do Luiz. E você, já enfrentou uma situação parecida na sua vizinhança? Como lidou com isso? Tá curioso sobre algum aspecto específico das antenas de internet que eu não abordei? Conta pra mim nos comentários que a gente segue esse papo!
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário